terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quarta Feira de Cinzas


"Na Bíblia, encontramos relatos no Antigo Testamento, e também na época de Jesus, de pecadores públicos que se vestiam com panos de saco e colocavam cinzas na cabeça e no corpo como sinal de arrependimento. Era um sinal visível de mudança de vida. O pecador reconhecia suas ofensas a Deus e passava a fazer jejum e penitência.
Lá pelo século X, tornou-se costume na Igreja, que todos os fiéis recebessem cinzas em suas frontes. Isso acontecia no primeiro dia da Quaresma. Surgia ai a Quarta-feira de Cinzas. Desde aquela época até os dias atuais, esse costume é mantido. Abre-se o tempo da Quaresma com a recepção das cinzas, sinal exterior de que a Igreja, Povo de Deus, manifesta claramente a disposição em submeter-se à penitencia. Como Povo de Deus, todos nós damos sinal ao mundo de que somos pecadores e a penitência é o remédio eficaz no combate ao pecado em busca da conversão." (Trecho retirado do site http://www.koinonialivros.com.br/massarote/quarta_feira_cinzas/quarta_feira_de_cinzas.html as 23:09)

Sou apenas pó, Senhor.
Nada mais que isso. Do pó eu vim, e no fim de minha existência me tornarei somente pó. É por tua vontade, teu sopro que eu acordo todas as manhãs. Por tua graça meu coração incessantemente grita no meu peito, meu cérebro envia tantos inúmeros comandos ao meu organismo a todo o tempo. Por tua infinita bondade o sol nasce todos os dias pra me mostrar que é hora de recomeçar, de olhar a vida com mais otimismo e coragem de lutar. Por sua misericórdia, a noite me traz a possibilidade de analisar o que fiz, o que não fiz e quem sou.
Sou só mais uma em sua Criação. Uma criatura.
Feita por seus dedos amorosos no ventre de minha mãe.

Sou uma pecadora, mas antes de tudo sou filha.
Mais uma vez pela sua graça, por seu amor incomparável o Senhor me quis filha.

Começou um tempo favorável de voltar-me... de conversão.... de mudança verdadeira de vida.
É quaresma. Tempo sagrado de escutar sua voz, de intimidade contigo Mestre... de penitência que cura, restaura meus laços contigo, me mostra essa minha pequenez e a necessidade que tenho de Ti, seu Amor que não se cansa, que não desiste, que de tão ilimitado se entrega sempre: todos os dias....


É tempo de quaresma.

"Convertei-vos e crede no Evangelho"

Eu ouço esse convite a conversão, e desejo sinceramente ser melhor.
Apesar da minha fraqueza... É nela que se revela totalmente a sua força, Jesus, Meu Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário